Olá criativos !!
Hoje decidi escrever sobre o Narcisismo contemporâneo,também conhecida como " neurose das selfies"
Lembra daquela história de Narciso - Mitologia Grega?
ela está cada vez mais atual e pode ser comparada na fotografia.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1zu4R2yh3pprBnntvxuUDDMfm9z_o4bKS_PhTYmsTgFUDfbfiFhWCKnhOWepFST6ps9g_Jz9Oj2enQOZwsnTTyDBtebNAj6PqST9joUOMcIQbz99X5OweCm4jZiEhEE2hm2biQ21KnTSl/s320/Narciso-e-o-Smartfone.jpg) |
Foto: Google |
Se não lembra da história eu vou resumir aqui, de um jeito bem popular.
Narciso era um jovem muito bonito,filho do deus rio - Cephisus e da ninfa Liriope, por causa da beleza excessiva do filho, a mãe, preocupada, o levou até um
sábio. Foi então revelado que Narciso só teria vida longa se nunca
enxergasse a sua própria imagem. Durante muito tempo foi o que
aconteceu; os pais esconderam todos os espelhos da redondeza para que
Narciso crescesse sem jamais enxergar seu reflexo no espelho. Até que, ele se aproximou de um rio para beber água e ao se inclinar ele viu sua própria imagem refletida e se apaixonou, tentando alcançar aquele rosto maravilhoso,ele se jogou na fonte e desapareceu.
No local surgiu uma flor linda, amarela com pétalas brancas no centro, que passou a se chamar Narciso !
Mas o que isso tem a ver com fotografia ? (essa história é mais antiga que sua tataravó, eu sei.)
Mas agora vamos analisar a selfie, o comportamento nas mídias sociais num modo geral.
Você já percebeu o tanto de gente que sente a necessidade de se "expor" de maneira repetida e o quanto essa vaidade virtual está crescendo? A busca por elogios, comentários e likes é enorme e segundo alguns psicólogos, chega a causar neura (se sua foto no insta em 15 min só está com 10 likes ou você tem poucos seguidores parece a morte). Eu sei que isso parece besteira, mas vale a pena refletir um pouco. Também tenho facebook, instagram e todas essas redes sociais, fico mega feliz a cada elogio, mas não deixo de me policiar em relação á minha imagem e me preocupo quando percebo que as relações reais já estão quase em extinção. Lembro de uma frase que ouvi na aula de fotografia x redes "As pessoas acham que estão lidando com pessoas, mas na verdade estão lidando com representações" e isso é verdade.
Certamente você tem vários elogios na foto do Facebook, mas quantos elogios você recebeu pessoalmente hoje?
Você marcou um encontro com as amigas ou familiares pra colocar os papos em dia e teve mais fotos do que conversa e quando alguém te chama pra sair a primeira coisa que você faz ao chegar no local é a tal da selfie né.
Na "vida real" você é o que aparenta ser nas redes ou tem um "Q'' a mais só pra atrair seguidores?
Qual é a verdadeira imagem?