Olá criativos !!
Hoje decidi escrever sobre o Narcisismo contemporâneo,também conhecida como " neurose das selfies"



Lembra daquela história de Narciso - Mitologia Grega?
ela está cada vez mais atual e pode ser comparada na fotografia.

Foto: Google

 Se não lembra da história eu vou resumir aqui, de um jeito bem popular.

  Narciso era um jovem muito bonito,filho do deus rio - Cephisus e da ninfa Liriope, por causa da beleza excessiva do filho, a mãe, preocupada, o levou até um sábio. Foi então revelado que Narciso só teria  vida longa se nunca enxergasse a sua própria imagem. Durante muito tempo foi o que aconteceu; os pais esconderam todos os espelhos da redondeza para que Narciso crescesse sem jamais enxergar seu reflexo no espelho. Até que, ele se aproximou de um rio para beber água e ao se inclinar ele viu sua própria imagem refletida e se apaixonou, tentando alcançar aquele rosto maravilhoso,ele se jogou na fonte e desapareceu.
No local surgiu uma flor linda, amarela com pétalas brancas no centro, que passou a se chamar Narciso !

Mas o que isso tem a ver com fotografia ? (essa história é mais antiga que sua tataravó, eu sei.)

Mas agora vamos analisar a selfie, o comportamento nas mídias sociais num modo geral.
Você já percebeu  o tanto de gente que sente a necessidade de se "expor" de maneira repetida e o quanto essa vaidade virtual está crescendo? A busca por elogios, comentários e likes é enorme e segundo alguns psicólogos, chega a causar neura (se sua foto no insta em 15 min só está com 10 likes ou você tem poucos seguidores parece a morte). Eu sei que isso parece besteira, mas vale a pena refletir um pouco. Também tenho facebook, instagram e todas essas redes sociais, fico mega feliz a cada elogio, mas não deixo de me policiar em relação á minha imagem e me preocupo quando percebo que as  relações reais já estão quase em extinção. Lembro de uma frase que ouvi na aula de fotografia x redes "As pessoas acham que estão lidando com pessoas, mas na verdade estão lidando com representações" e isso é verdade.
Certamente você tem vários elogios na foto do Facebook, mas quantos elogios você recebeu pessoalmente hoje?
Você marcou um encontro com as amigas ou familiares pra colocar os papos em dia e teve mais fotos do que conversa  e  quando alguém te chama pra sair  a primeira coisa que você faz ao  chegar no local é  a tal da selfie né.

Na "vida real" você é o que aparenta ser nas redes ou tem um "Q'' a mais só pra atrair seguidores?
Qual é a verdadeira imagem?











3 Comentários

  1. Tão verdade! Vejo isso cada vez mais real no mundo de hoje onde qualquer rostinho bonito já vira sub-celebridade da internet. É até engraçado. A pessoa posta mil selfies, outras pessoas aleatórias se "encantam" pela beleza da fulana e começam a seguir, isso infla o ego da pessoa e ela continua postando cada vez mais. Toneladas de seguidores aparecem e isso chama atenção das marcas. O ego da fulana cada vez mais inflado por estar "se destacando" sem ter que fazer nada além de tirar fotos sorrindo. Isso se repete num ciclo infinito. E assim nasce, a cada dia, uma nova aspirante a famosinha do Instagram. Confesso que acho interessante e sigo algumas pessoas que tem um olhar diferenciado pra fotografia, já que gosto muito, mas parece que virou uma receita de massa de bolo, sabe? Tiro selfies sim, tenho uma vida online, mas foi justamente o que você disse: morrer pq a foto só teve 10 likes é triste. A necessidade de validação, principalmente no quesito de aparência, chega a cansar. Eu tenho um canal no Youtube onde posto alguns vídeos experimentais e com um olhar mais diferenciado sobre a vida, algo meio artístico e completamente fotográfico. Em breve vou começar a falar um pouco sobre criação de conteúdo (de conteúdo!) e criatividade, porque acredito que todo mundo tem mais que só um rostinho pra mostrar e acrescentar no mundo! Adorei você ter abordado um tema diferente assim!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Mayohana, muito obrigada pela visita e comentário.
      Comecei há pouco tempo aqui e a proposta é justamente essa (abordar assuntos diferentes) Ja vou procurar seu canal �� Sucesso.

      Beijos!

      Excluir
    2. Muito sucesso então pro teu blog e parabéns por estar tentando fugir do clichê! Ah, e meu canal é https://www.youtube.com/c/MayohanaGGazal

      Beijos! ♥

      Excluir